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8 sinais de que sua autoridade digital está crescendo

21 de maio de 2021 • 12 min de leitura

O caminho para quem busca autoridade em meio digital, como qualquer outro, é repleto de pedras pelo caminho. Primeiro, é preciso estabelecer a imagem a ser transmitida; depois, escolher a melhor rede social para isso e criar um plano de atualização; por fim, manter a consistência, estando presente com frequência e com o reforço das mensagens-chave principais.

Dessa forma, o processo de ganhar reconhecimento não acontece de um dia para o outro, e é importante que se tenha a visão voltada não só ao objetivo final, mas também a mini-metas, que devem ser observadas e celebradas.

Termômetro da sua autoridade digital

Com base na minha experiência mentorando empreendedores que buscam se posicionar em suas redes sociais, levantei 8 sinais de que sua autoridade digital está crescendo:

1 - As pessoas próximas comentam que estão te acompanhando e torcendo por você

Assim que você faz um post se posicionando em sua rede social, comunicando que passará a compartilhar conteúdo sobre o tema “X”, a consequência imediata é receber uma série de feedbacks de seus conhecidos. O bacana é que isso acontece não só em meio digital, mas também no mundo offline, conforme você encontra clientes e amigos no seu dia a dia.

Isso, aliás, mostra um ponto muito importante: nem todo mundo que “consome” seu conteúdo interage com ele (comentando, por exemplo). Porém, pode ter certeza de que essas pessoas estão vendo o que se passa e criando uma imagem positiva a seu respeito.

2 - Você é convidado para falar do seu tema-foco em uma live

Esse é um momento muito especial! Por você estar produzindo conteúdo de relevância, outra pessoa da rede entende que você poderia contribuir em uma live. Ao aceitar o convite, você terá o potencial de impactar uma série de novas pessoas, o que é muito positivo. Além disso, reforçará mais uma vez sua autoridade no tema-alvo, ao divulgar que fará essa ação.

3 - Um influenciador maior que você recomenda seu perfil como referência em seu tema-foco

Num belo dia, alguém que já está “na estrada” da autoridade digital há mais tempo que você conhece seu perfil e o recomenda a seus próprios seguidores. Se isso aconteceu, certamente você está fazendo seu dever de casa bem-feito, pois se trata de uma conexão criada totalmente em ambiente on-line.

A partir daí, pode esperar novos seguidores - e, o principal, qualificados, pois seu público e o do influenciador que te referenciou têm, muito provavelmente, grandes semelhanças.

4 - Você é convidado para fazer uma palestra gratuita sobre seu tema-foco

Depois da live, vem o convite de uma empresa ou entidade para você ministrar uma palestra. Novamente, ponto para seu trabalho e para sua meta, já que você subirá mais um grau na temperatura da sua autoridade digital.

5 - Você é convidado para dar uma entrevista em um veículo de imprensa sobre seu tema-foco

Seja por indicação, seja por te encontrar pesquisando na internet, algum jornalista te procura para uma entrevista. Isso é sensacional porque aparecer na mídia falando de uma especialidade é uma forma certeira de atestar autoridade. Outro ponto que é muito favorável é a possibilidade de criar relacionamento com os jornalistas, que costumam ser fiéis às suas melhores fontes de informação.

Por isso, sempre que essa oportunidade aparecer, vale a pena adequar a agenda para conseguir atender o jornalista no momento em que ele precisa - e sabemos que é sempre “pra ontem”!

6 - Você amplia seu número de seguidores e o alcance e engajamento de suas publicações

Depois de toda essa estrada, você perceberá que sua autoridade digital já terá crescido a ponto de te trazer organicamente seguidores e de ampliar o engajamento do público com seu conteúdo.

A verdade é que quanto mais você entrega resultado para o algoritmo da rede social, mais ele te coloca em evidência. Com isso, a escala de crescimento vai se tornando maior com o tempo. Além disso, quanto mais praticar, mais você terá condição de produzir posts que realmente gerem valor para as pessoas, o que impacta diretamente no engajamento delas.

7 - Quem te acompanha começa a te pedir uma maneira mais estruturada de aplicar o conhecimento que você compartilha

O auge do termômetro da autoridade digital é quando seus seguidores começam a te pedir um curso ou material semelhante. Isso significa que, sim, você já é reconhecido em seu tema de trabalho e, agora, as pessoas querem ter acesso ao “método” de maneira mais organizada. Não querem, portanto, perder nadinha da sua linha de raciocínio.

Neste momento, é válido você pensar em investir na carreira de infoprodutor, pois conseguiu validar a existência de um mercado e dar o primeiro passo para se projetar como um profissional desse tipo!

Outra possibilidade é apostar em serviços mais personalizados, como palestras, consultorias e mentorias, aproveitando para gerar receita a partir da autoridade conquistada.

8 - Você passa a ganhar dinheiro (cursos, palestras, venda do seu serviço etc.)

Nessa etapa, você já encontrou um caminho para capitalizar em cima da sua autoridade digital. Além de ser um reconhecimento merecido, essa conquista vai te possibilitar ter recursos para continuar sempre investindo seu tempo e sua energia na produção de conteúdo que seja relevante para as pessoas.

De 0 a 100ºC: em qual grau sua autoridade digital está?!

Como você viu, a conquista de uma marca pessoal estratégica e autêntica nas redes sociais exige tempo e, acima de tudo, persistência (primeiro, para você encontrar um posicionamento que seja coerente para você e que tenha demanda no mercado. Segundo, para que você consiga converter isso em mensagens alinhadas e em uma audiência propriamente dita).

Se você topou o desafio e está vivenciando esse processo, conta aqui para mim: em qual nível sua autoridade digital está?

E, se você quer dar os primeiros passos rumo a esse objetivo, conheça meu curso, Empreendedor Sem Máscara.



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