“Dar aula” nas redes sociais não é o único caminho pra se destacar! - Empreendedor Sem Máscara
InícioBlogPostagem

“Dar aula” nas redes sociais não é o único caminho pra se destacar!

04 de novembro de 2021 • 5 min de leitura

Quando empreendedores me procuram querendo se posicionar em suas redes sociais, é muito comum a frustração em não se ver ensinando algo, como vemos com frequência nos perfis de Instagram ou Youtube entre pessoas que se destacam. “Se não sou especialista em um assunto ou não me vejo na função de professor, não tenho como me diferenciar nas minhas redes sociais, certo?”, dizem. “Errado!”, digo.

O quadrante da “utilidade” é apenas um dos possíveis para quem quer usar suas redes sociais de maneira estratégica. Se você realmente tem uma especialidade e enxerga que dividir seu conhecimento é uma missão, faz todo sentido criar conteúdo voltado a isso.

Porém, pode ser que você seja um empreendedor mão na massa voltado à gestão do seu negócio. Você faz isso muito bem, assim como administra outras esferas da sua vida, mas não se enxerga estudando, criando e compartilhando teorias. Nesse caso, já parou para pensar o quanto compartilhar seu life style, suas reflexões e até suas vulnerabilidades pode inspirar outras pessoas? Assim, a “inspiração” pode ser o seu papel nas redes, ampliando suas conexões e, principalmente, qualificando-as (afinal, nossas mensagens nunca impactam igualmente todas as pessoas, mas fortalecem de verdade a relação com quem existe afinidade).

Caso o bom humor e a descontração façam parte do seu “eu”, o quadrante do “entretenimento” pode ser pra você! Já mentorei um empreendedor que tinha esse perfil no mundo offline, mas era muito conservador nas redes sociais. Quando ele percebeu a incoerência e colocou suas ideias para fora no mundo digital, a identificação das pessoas foi instantânea!

Por fim, tem a exposição nas redes sociais ligada ao objetivo de fortalecer a “autoridade”. É o caso daquele médico, por exemplo, que mostra seu dia a dia, incluindo bastidores, com a proposta de apresentar seu trabalho. Ele não está ali para ensinar nada, nem para inspirar ou entreter. Contudo, mesmo nesse caso, vale destacar que uma pitada de life style é sempre bem-vinda para a rede social não se tornar apenas uma via de comunicação de cima pra baixo.

E então: conseguiu descobrir um papel para o seu conteúdo nas redes sociais? Se ainda ficou dúvida no ar, comente aqui que vou adorar te ajudar! 


Veja também

01 de junho de 2021 • 8 min de leitura

Ser low profile é um problema?

acessar

Junte-se a centenas de Empreendedores Sem Máscara e receba dicas, vídeos e materiais exclusivos.

Já pensou em usar suas redes sociais para gerar negócios e reconhecimento?
copyright © 2021 Empreendedor sem máscara
Um produto:
desenvolvido por Multivias e 8pdev.studio