Num mundo que ainda luta pelo respeito à diversidade, que bom é constatar que, quando se fala de personal branding (ou gestão da sua marca pessoal), é exatamente a diferença que é valorizada.
Invariavelmente, a tal “marca pessoal forte” está ligada a características únicas, que se destacam diante de um universo de profissionais medianos.
Que fique claro: não tem problema nenhum querer ficar na média. Mas, se seu desejo é alcançar uma posição distinta no seu segmento, encontrar um diferencial é lei.
Veja abaixo 4 atitudes que considero fundamentais para você conquistar isso:
1 - Não coloque a culpa na saturação do segmento para não se diferenciar
Não é todo dia que dá pra criar um novo segmento, então arregace as mangas pra fazer melhor num já existente. Exemplo disso é o empreendedor Caito Maia, da Chilli Beans, que encontrou diferencial vendendo óculos. Precisa dizer mais?
2 - Amplie horizontes
Buscar referências fora do Brasil pode te ajudar a trazer uma nova proposta para cá! O guru do empreendedorismo on-line Érico Rocha, por exemplo, trouxe para o Brasil - com muito sucesso! - o conceito idealizado por Jeff Walker para lançar produtos na internet, a famosa “Fórmula de Lançamento”.
3 - Não tenha medo de ousar
Agir conforme regras já estabelecidas vai te fazer ser como qualquer outro. Busque seu próprio nicho de mercado. Quem fez isso, no início do século passado, foi a estilista Coco Chanel, que se inspirou no vestuário masculino para criar peças que deram origem ao consagrado estilo Chanel.
4 - Seja verdadeiro
Os atributos que você ligar à sua marca pessoal só farão sentido e serão consistentes se forem reais. A empreendedora Bel Pesce ficou conhecida por ter “maquiado” suas credenciais, o que acabou manchando sua reputação quando tudo veio à tona.
Quer receber gratuitamente mais conteúdo como este em seu e-mail ou whatsapp? Inscreva-se agora no quadro ao lado :)