O engajamento é como a “galinha dos ovos de ouro”, todo mundo quer! Ele indica a quantidade de pessoas que interagiu com seu conteúdo, seja comentando, seja curtindo e compartilhando.
É muito comum ouvirmos pessoas relatando uma queda brusca em seus números, o que comumente é relacionado à ocorrência de “shadowban”. Trata-se de um banimento que o Instagram aplica, de maneira sorrateira, a alguns perfis que tiveram atitudes fora da política da rede social, como abusar de robôs ou exagerar no uso das mesmas hashtags. Nessa situação, seu conteúdo simplesmente deixa de ser mostrado aos usuários, a não ser que entrem diretamente no seu perfil.
Para além de casos mais drásticos como o do shadowban, é possível perceber, quando publicamos conteúdo, que alguns posts têm engajamento bem menor do que outros. Isso pode estar relacionado a coisas simples que fazemos no dia a dia e que devem ser evitadas. Confira:
Quando você edita a legenda nas primeiras 24 horas após fazer uma publicação, a entrega do seu post é interrompida e, consequentemente, menos pessoas irão recebê-la e interagir.
Isso acontece porque o algoritmo entende que você pode enganar as pessoas que já curtiram ou compartilharam seu conteúdo. Por isso, antes de postar, confira atentamente sua legenda, para que não tenha nenhum erro de português ou digitação.
Refazer a mesma publicação logo em seguida também não é a solução. O mais indicado é esperar pelo menos 24 horas para mudar a legenda ou refazer o post.
Muitas pessoas pagam pelo uso de “robôs” que interagem com as publicações, mas o Instagram reconhece esse uso e pode até mesmo desativar definitivamente a conta do usuário por violação dos Termos de Uso da rede social.
Agora que você já sabe do perigo dessas práticas, redobre a atenção e garanta o maior alcance possível para o seu conteúdo :)